segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feira do Livro de Coimbra

É já na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 18 horas, a inauguração da Feira do Livro de Coimbra, no Parque Verde do Mondego, e que se prolongará até ao dia 3 de junho.
Há encontros com escritores, sessões de autógrafos, palestras e conversas. A nossa escola irá dinamizar atividades nos dias 30 (Dra. Regina Rocha com alunos do José Falcão) e 31 de maio (o 8.º 3 irá oferecer poesia na feira). Junte-se a nós!


Entrega de Diplomas - União Europeia

O Diretor da nossa escola, Sr. Dr. Paulo Ferreira e a Dra. Ana Catroga, responsável pelo Clube Europeu, entregaram, na biblioteca, os diplomas, prémios e certificados de participação relativos às seguintes iniciativas:
- Parlamento Europeu;
- União Europeia, uma olhar para o futuro...
Parabéns a todos quantos participaram!

Maio, Mês do Coração

Maio, é um mês em que devemos repensar os nossos hábitos e rotinas. O coração merece e precisa. 
Visite a nossa exposição, no interior da biblioteca, e saiba como adotar um estilo de vida mais saudável. 
Cuide de si, cuide do seu coração! 

domingo, 20 de maio de 2012

«História Não Tão Real de Jean-Jacques Rousseau»




       O Clube de Teatro da E.S. Avelar Brotero & E.S. José Falcão apresentou, no dia 10 de maio, pelas 16:00h, a peça «História Não Tão Real de Jean-Jacques Rousseau», na  VII Mostra de teatro Escolar, que decorreu na Oficina Municipal de Teatro.
       Os nossos atores estão de parabéns... e as encenadoras, Isabel Ferreira e Susana Pereira, também!
Sacie a sua curiosidade, no dia 1 de junho, pelas 21:00 h, assistindo à peça no Teatro da Cerca de São Bernardo.
       Não falte, é a sua última oportunidade!

«Felizmente Há Luar»


A obra de Luís Sttau Monteiro, de leitura obrigatória, no 12.º ano, pode agora ser melhor compreendida graças às exposições que estão patentes no hall da biblioteca:
- As Invasões Francesas;
- General Humberto Delgado.
Não deixem de usufruir, como o 12.º 8, desta oportunidade proporcionada pela Biblioteca Municipal de Coimbra!





domingo, 6 de maio de 2012

José Saramago - Exposição na Biblioteca Municipal

Amanhã, dia 7 de maio, pelas 14.30h, será inaugurada a exposição "Saramago... formas de ver" patente na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura. Consulte o flyer da exposição, aqui.
Esta é uma iniciativa desenvolvida pelo SABE (Serviço de apoio às bibliotecas) da Bibliotecas Municipal de Coimbra em colaboração com as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.
Junte-se a nós!

Exposição sobre União Europeia no TAGV

     No âmbito do I ciclo de Conferencias de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra, a Rede de Bibliotecas de Coimbra foi convidada a participar, solicitando nas suas escolas trabalhos sobre a União Europeia para serem expostos no TAGV, no final de abril.
     A nossa escola foi uma das participantes, graças à parceria com o Clube Europeu do José Falcão, dirigido pela Dra. Ana Catroga.

Mafalda Pedrosa ganha o 1.º prémio de poesia!

    No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, aquando da abertura oficial das comemorações dos 90 anos da Biblioteca Municipal de Coimbra, a Mafalda Pedrosa, do 9.º 1, recebeu o 1.º prémio (categoria de 3.º Ciclo) relativo ao concurso Há poesia na escola. 
     Conheça o poema da Mafalda, aqui.
    Parabéns a todos os vencedores, assim como a todos quantos participaram nesta iniciativa da Rede de Bibliotecas de Coimbra, que abrangeu todos os níveis de ensino.

sábado, 5 de maio de 2012

Concurso Nacional de Leitura - 2.ª Fase

    
      Três dos nossos alunos do 3.º Ciclo participaram, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, na 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
       Apesar de não terem sido selecionados para a fase seguinte, os nossos alunos - Adriana Cardoso do 7.º 3, João Almeida do 8.º 3 e Paulo Carlos do 9.º 2 - enchem-nos de orgulho pela sua participação.
      Parabéns aos alunos apurados!

Encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho

A nossa turma do 7.º 1 teve o privilégio de participar no encontro com a escritora Maria João Lopo de Carvalho, que decorreu na Biblioteca Municipal de Coimbra, promotora do evento. 

Nesta foto é bem visível a satisfação da autora da coleção "7 irmãos", presenteada com canções, perfomances, letras musicadas e afins que contribuíram para um dia tão bom e diferente.


Olimpíadas da Oratória


A nossa escola participou, pela primeira vez, nas Olimpíadas Nacionais de Oratória, em Torres Novas. 
Graças ao empenho da Dr.ª Graça Lapa, docente de Filosofia, e com uma ajudinha da biblioteca na seleção dos concorrentes, todos os participantes - Adriana Cardoso, do 7º ano; Ana Beatriz, do 9º ano e José Eduardo Feio, do 11º ano - foram premiados nas suas categorias, respetivamente com o 2.º, 3.º e 3.º lugares.
 Veja as fotos e os filmes. Parabéns pelo sucesso desta iniciativa!