sábado, 5 de março de 2011

Comemorações dos 175 anos do Liceu de Coimbra e dos 75 anos do Liceu D. João III - Escola Secundária José Falcão

A nossa escola está de parabéns!

No passado dia 23 de Fevereiro decorreu a sessão de abertura das Comemorações da Escola.

Depois da comunicação da Sr.ª Directora Regional de Educação do Centro, Dr.ª Helena Libório, que disse considerar a nossa escola uma referência não só na cidade, bem como no distrito e até no país, participaram na conferência sobre "Escola, Educação e Sociedade" ilustres convidados: 
- Dr. João Paulo Barbosa de Melo, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra que evocou, nas suas memórias de aluno desta escola, as célebres RGA (Reunião Geral de Alunos);
- Prof. Doutor Fernando Seabra Santos, Reitor da Universidade de Coimbra que recordou a "belíssima biblioteca" e
também a austeridade de um liceu gerido por um reitor... Sempre que, nos corredores, os alunos se cruzavam com o Sr. Reitor, logo se perfilavam de costas voltadas para a parede, com os braços ao longo do corpo... "Uma espécie de quartel", acrescentou. O Prof. Dr. Seabra Santos sublinhou ainda a importância do conhecimento, ao considerar que a "maior riqueza de um país são as pessoas cultas, educadas e habilitadas";
- Prof. Doutor António Pedro Pita, Director Regional da Cultura do Centro que recordou com carinho e admiração alguns dos seus mestres no Liceu D.João III, para enfatizar a importância do "trabalho do saber" e do "prazer do saber". 

Para encerrar esta sessão na qual estiveram presentes centenas de alunos, dezenas de professores e outros convidados, interveio a Dr.ª Regina Rocha, que integra a comissão executiva das comemorações, para dirigir algumas palavras de incentivo aos jovens estudantes da nossa escola, valorizando o facto de muitos dos alunos do Liceu D. João III e da Escola Secundária José Falcão ocuparem hoje lugares cimeiros na condução dos destinos da cidade de Coimbra e do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário